sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

FILHO DE CABEDELO É CONVIDADO A PARTICIPAR DE ENCONTRO INTERNACIONAL

O mestre Adeilson Morais (foto) por ter um forte trabalho social nas comunidades foi convidado na qualidade de capoeirista e ator social a apresentar seus projetos e realizações executados no município de Cabedelo-PB, no 5º encontro internacional de capoeira Angola, em Florença, que irá acontecer de 14 a 20 de Março/2011.

Apesar do desejo de representar a cidade de Cabedelo no exterior, Adeilson não tem recursos suficientes para arcar com as despesas da viagem, e vem buscando entre amigos, empresários e autoridades locais apoio para o custeio. O mestre espera conta com ajuda de todos e por isso disponibiliza o número 8804-7484 para contato.

BREVE HISTÓRICO:

Adeilson Morais é Mestre em capoeira do GRUPO DE CAPOEIRA ANGOLA PALMARES onde tem como presidente o mestre NORIVAL MOREIRA DE OLIVEIRA conhecido no mundo capoeirístico como MESTRE NÔ, ator, Diretor, Guarda Municipal, Educador Social, Recreador de Idosos, Instrutor de Segurança Patrimonial e Pessoal, Articulador Social e Produtor Cultural, ajudou a construir e faz parte do Fórum de capoeira do estado/PB, membro da diretoria da ACZUMBA associação cultural da arte capoeira zumbi Bahia/PB, membro da Associação Artística e Cultural de Cabedelo – AACC, Conselheiro do Conselho do Idoso de Cabedelo, participou dos movimentos estudantis, de encontros de capoeira em níveis nacional e internacional, é presidente da associação de cultura popular vila real/PB. Seu trabalho de capoeira teve inicio em 1989 na cidade de Cabedelo. Idealizador dos Projetos BERIMBAU TERAPIA e GINGANDO SAÚDE, realizador de campanhas de caráter educativas e preventivas com a capoeira: CAPOEIRA DÁ RASTEIRA NA AIDS, CAPOEIRA SANGUE BOM, PRATIQUE CAPOEIRA E DIGA NÃO AS DROGAS. 

DILMA DIZ QUE NOVO FIES TERÁ CRÉDITO MAIS BARATO E MAIOR TEMPO DE CARÊNCIA

BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira que o novo Programa de Financiamento Estudantil (Fies) terá condições gerais de financiamento "muito mais leves" – incluindo juros de 3,4% e maior tempo de carência.
 
Em seu programa semanal "Café com a Presidenta", ela anunciou que o aluno só terá que começar a pagar o financiamento do curso superior um ano e meio depois de formado. Nesse período, segundo Dilma, será possível encontrar um emprego e obter uma renda. Dependendo do curso escolhido na faculdade, como no caso de medicina, o pagamento poderá ser feito em até 20 anos.

A presidenta explicou ainda que, caso o aluno que adquiriu financiamento pelo Fies decida fazer um curso de licenciatura e dê aulas em escolas públicas, a dívida no novo Fies será "perdoada", por meio de uma redução de 1% a cada mês de exercício profissional.

Outra novidade já anunciada pelo governo é que o programa vai incluir alunos com renda de até um salário mínimo e meio de renda. Antes, eles precisavam arrumar um fiador para ter acesso ao crédito estudantil.

- Agora, o próprio governo é fiador - disse a presidente.

Mudança foi regulamentada no governo Lula e teve baixa adesão

A decisão de reformular o Fies já tinha sido tomada durante o governo Lula. Em setembro do ano passado, o ministro Fernando Haddad anunciou as mudanças e estas foram regulamentadas no mês seguinte. Na ocasião, o presidente Lula afirmou que a medida evitaria que um estudante não pudesse cursar universidade por falta de fiador.

Contudo, para que o fundo garantidor funcione, é preciso que as instituições de ensino superior privadas também participação. A adesão até o início de fevereiro, entretanto, foi de apenas 20%, ou seja: a maioria dos estudantes com renda até um salário mínimo e meio precisou apresentar fiador para ter acesso ao crédito universitário.

Programa de escolas técnicas será lançado em março

Ainda durante o programa, Dilma anunciou que o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) será lançado em março. Ela afirmou que a ideia é ampliar o caminho de acesso à educação profissional para jovens do ensino médio e para trabalhadores sem formação.
O Pronatec, segundo ela, será composto por um conjunto de ações voltadas para quem deseja fazer um curso técnico, mas não tem como pagar. Será um programa de bolsas e também de financiamento estudantil. O novo Fies, de acordo com a presidente, vai fazer parte do programa.

Estamos criando novas condições para que o jovem conclua o ensino médio mais bem preparado

- Assim, também o estudante do ensino médio vai poder ter seu financiamento para estudar em escolas técnicas privadas. Estamos criando novas condições para que o jovem conclua o ensino médio mais bem preparado, com diploma de curso técnico debaixo do braço - explicou.

Dilma destacou a importância da participação da juventude no mercado de trabalho e afirmou que o governo pretende também ampliar o acesso ao ensino médio em tempo integral - em um turno, o aluno estuda a grade tradicional e, em outro, aprende uma profissão.

Para o trabalhador, o Pronatec prevê cursos de formação profissional com carga horária a partir de 160 horas.

Fonte: Agência Brasil e O Globo

HOMEM EXECUTADO COM 11 DISPAROS DE PISTOLA ÀS MARGENS DA RODOVIA EM CABEDELO


O funcionário da empresa de construção civil Sancol, Josivando Coutinho do Nascimento, 33 anos, foi assassinado com onze disparos de pistola no início da manhã desta sexta-feira (18), no município de Cabedelo, região metropolitana de João Metropolitana de João Pessoa.

Segundo informações da polícia, por volta das 06h20, o rapaz pedalava uma bicicleta pelo acostamento da BR-230 no sentido Cabedelo/João Pessoa. Quando estava nas proximidades da entrada da Praia de Jacaré, Josivando Coutinho foi surpreendido por dois homens de moto que já chegaram atirando.

De acordo com os peritos do Instituto de Polícia Científica (IPC) o rapaz foi atingido com onze disparos de pistola calibre 9mm e morreu no local. As polícias Civil e Militar foram acionadas e iniciaram as investigações e buscas, mas os acusados não foram presos. A polícia investiga a informação de que o crime possa ter sido passional. 

Paulo Cosme

Fonte: Paraíba.com.br