quarta-feira, 1 de abril de 2009

SECRETÁRIO DE ESPORTE DE CABEDELO REBATE AS CRÍTICAS DO JORNALISTA WELLINGTON COSTA




O jornalista Wellington Costa, em seu site (http://www.soltandooverbo.com.br/), fez duras críticas sobre a atuação do prefeito José Régis e do secretário de esporte de Cabedelo, Clemildo Gomes (foto). Segundo o jornalista, em matéria publicada em 30 de março, a cidade de Cabedelo é muito rica em talentos esportivos, entretanto todos esses atletas não têm um mínimo de amparo e incentivo por parte do governo municipal. Disse ainda que tudo isso o leva a crê que a mentalidade do prefeito José Régis e do seu secretário de esportes, Clemildo Gomes, é a de que o esporte se resume a atirar flechas ou dardos, que não exige praticamente nenhum esforço por parte da prefeitura. Afirmou também que é vergonhoso ver uma cidade sertaneja e de porte infinitamente menor, ter um time de futebol na primeira divisão do campeonato paraibano, enquanto Cabedelo conta apenas com um time na primeira divisão do “campeonato” de entorpecentes.

O secretário de esporte foi procurado pela a equipe do site CABEDELO NOTÍCIA para falar a respeito das duras críticas e, na secretaria de esporte, deu a seguinte entrevista ao portal:


CABEDELO NOTÍCIA - O que o secretário achou da matéria do jornalista Wellington Costa?


Clemildo - A matéria publicada pelo jornalista Wellington Costa não condiz com a verdade dos fatos. Ele foi precipitado e infeliz nas suas declarações, pois antes de publicar qualquer matéria na imprensa deveria investigar sobre o assunto.


CABEDELO NOTÍCIA - O jornalista afirmou que Cabedelo é rico em talentos, porém sem amparo e incentivo por parte do governo municipal. Ele está certo ou errado?


Clemildo - Ele está certo quando afirma que o município é rico em talentos, porém ele está errado quando diz que o governo municipal não está incentivando o esporte. Existem vários projetos em nossa secretaria que foram executados ou estão em andamento. Existem em nossa cidade os CAMPEONATOS DE FUTSAL, em diversas categorias (mirim, infantil, juvenil, adulto e veterano); CORRIDA DA VITÓRIA, que é considerada uma das corridas mais importante da região norte-nordeste, tendo em vista reunir atletas de nível internacional, a exemplo de Pretinha e Ubiratan; O PROJETO SURF ESCOLA; e os CAMPEONATOS DE FUTEBOL COMUNITÁRIO no centro, em Renascer II, III e IV e no bairro de Jacaré. Além do que já citei, existem ainda outros investimentos. O jornalista precisa conhecer mais a cidade em que mora, para não escrever besteira.


CABEDELO NOTÍCIA - A Prefeitura de Cabedelo investe nos seus atletas?


Clemildo - Sim, a Prefeitura de Cabedelo quando solicitada oferece material esportivo para as equipes de futebol da cidade. Incentiva também aqueles atletas que são destaques a nível estadual e federal com dinheiro para custear suas viagens. Vale destacar também que a prefeitura sublocou o campo de futebol, Francisco Figueiredo de Lima, para a prática de atividades esportivas, tanto escolares como comunitária.


CABEDELO NOTÍCIA - Tem algum campeonato de futebol em andamento na cidade?


Clemildo - Sim, está em andamento a décima copa de futebol de campo, categoria veterano, no estádio de futebol Francisco Figueiredo, com equipes de todos os bairros. Vale ressaltar que todas as equipes da copa são patrocinadas pela prefeitura de Cabedelo.


CABEDELO NOTÍCIA - Wellington Costa afirma ser vergonhoso ver uma cidade sertaneja e de pequeno porte na primeira divisão do campeonato paraibano, enquanto Cabedelo está na primeira divisão do “campeonato” de entorpecente. O que o senhor acha dessa afirmação?


Clemildo - Como sabemos nenhuma prefeitura tem obrigação de criar e manter uma equipe profissional de futebol. Mesmo assim, a prefeitura de Cabedelo sempre ajudou financeiramente e com material esportivo o futebol armador e profissional da cidade. Prova disso, é que o time profissional do Miramar vinha recebendo investimentos no valor de aproximadamente R$ 100.000,00 (cem mil reais) da prefeitura, porém devido aos desvios dos recursos pelos dirigentes do clube, e a falta de prestação de contas, foi cessada a ajuda financeira para o time do Miramar. Com relação ao “campeonato de entorpecente” que o jornalista diz ser o único na cidade, ele revela sua falta de respeito pela cidade. Nossa cidade tem pessoas trabalhadoras e honestas, cidadãos de bem. Não admito que a nossa cidade seja rotulada dessa forma, pois a problemática das drogas aflige todo o país, não sendo “privilégio” apenas da nossa cidade.


CABEDELO NOTÍCIA - Cabedelo já recebeu algum reconhecimento pelo incentivo ao esporte?


Clemildo - Sim, Cabedelo foi agraciado com o selo UNICEF, edição 2008/2010, por manter projetos esportivos e investimentos no desporto escolar e comunitário.


CABEDELO NOTÍCIA - Além dos projetos que já foram citados, existe outro que o secretário gostaria de destacar?


Clemildo - Gostaria de destacar o prêmio personalidade do esporte: Projeto da Prefeitura de Cabedelo que premia os destaques do esporte no município e os demais colaboradores, a exemplo de empresários e jornalistas esportivos”.


CABEDELO NOTÍCIA - Qual o motivo das duras críticas?


Clemildo - Não sei o motivo das críticas ao trabalho desenvolvido pela secretaria de esporte do município. A matéria publicada nos mostra a falta de conhecimento de Wellington Costa, que se diz ser jornalista. Nunca estudei comunicação social, sou formado em educação física, mas sei que para escrever uma matéria é dever do jornalista investigar os fatos com seriedade. Em nenhum momento ele me procurou para pedir informações sobre os projetos da secretaria. Sempre estivemos de porta aberta para receber qualquer cidadão, pois entendemos que a população tem o direito de saber onde está sendo investido o dinheiro público. Aproveito o espaço para alertar o cidadã cabedelense para que não der credibilidade as matérias mentirosas e fantasiosas do site do jornalista Wellington Costa.


CABEDELO NOTÍCIA - Como andam as atividades no ginásio de esporte da cidade?


Clemildo - No ginásio de esporte existe uma vasta programação esportiva, como por exemplo as escolinhas de futsal, das escolas públicas do município, que têm a finalidade do desenvolvimento psicofísico através do esporte, que conta com 490 crianças e adolescentes; o projeto Caminhando Juntos, para adultos e idosos, com o objetivo de incentivar a prática de exercício físico que conta com 535 participantes; e o projeto Esporte Total – Educar é fundamental, que tem o objetivo de reduzir a evasão escolar e melhorar o rendimento escolar, com 180 participantes.


CABEDELO NOTÍCIA - Qual o conselho que o secretário dá ao jornalista Wellington Costa?


Clemildo - Quero aconselhar o jornalista a participar mais dos eventos que acontecem na cidade. Se ele não tem tempo de investigar os verdadeiros fatos que acontecem na cidade, que mude de profissão, pois se continuar agindo dessa forma terá sérios problemas com a justiça. Fico impressionado com tamanha falta de informação do jornalista. Surpreende-me o fato do jornalista ser candidato ao Conselho Tutelar e não conhecer os diversos projetos esportivos infanto-juvenil, com objetivo de afastar crianças e adolescentes das drogas.


CABEDELO NOTÍCIA - O senhor tem mais alguma coisa a acrescentar?


Clemildo - Sim, eu quero dizer que estou de portas abertas esperando o jornalista Wellington Costa para apresentar pessoalmente todos os projetos da secretaria de esporte. Quero ver se ele terá coragem de listar e publicar no seu site todos os projetos da secretaria.