terça-feira, 28 de abril de 2009

CABEDELO TEM MAIS UMA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA E JARDIM MANGUINHOS É CONTEMPLADO


Reivindicação antiga dos moradores do bairro de Camalaú e Manguinhos, finalmente, depois de reiterados apelos e dentro de uma programação da CBTU, Companhia Brasileira de Trens Urbanos que hoje tem a frente o superintendente Lucélio Cartaxo, a Estação Ferroviária do Jardim Manguinhos foi entregue à população nesta sexta feira dia 24/04/2009 às 10h, graças à um “adiantamento” do cronograma de obras por parte da construtora responsável, que possibilitou tal feito, segundo ressaltou Cartaxo em agradecimento ao engenheiro Pedro Gomes, que a obra cumpriu o seu cronograma inicial de seis meses.

A estação segundo o superintendente diminuirá distâncias e facilitará a vida de milhares de pessoas que terá à disposição, um equipamento dotado de toda uma infra-estrutura moderna, com rampas de acesso para portadores de deficiência e desta forma as comunidades mais ligadas pela estação que são Camalaú, Camboinha e Manguinhos, serão as mais beneficiadas pelo projeto. A 12ª estação da Grande João Pessoa atenderá uma média de mil pessoas que antes andavam até cinco quilômetros para pegar o trem, e agora passarão a utilizar desse transporte com acesso na porta de casa. A construção faz parte do programa de recuperação do Sistema Ferroviário de João Pessoa, em parceria com o Ministério das Cidades.

A estação fica entre o Centro e a da Praia do Poço e na obra foi investido R$ 300 mil. - A estação Jardim Manguinhos, que foi construída num período de seis meses, tem 140 metros de plataforma e ocupa uma área de 350 metros quadrados. Na cobertura foram usadas telhas de chapa de ferro galvanizado. O prefeito Zé Régis ressaltou a importância do benefício e exemplificou ainda que a prefeitura recebe com esmero a estação, principalmente porque a atual direção da CBTU no Estado tem dado demonstrações de apreço pelos pleitos do Município e isto, segundo o Executivo gera para o povo uma melhoria considerável na qualidade de vida, visto que desde 1993, ainda na sua primeira gestão como prefeito, este pleito foi requerido e só agora na gestão de Lucélio, o atendimento veio, finalizou o prefeito em seu discurso.

Em entrevista a uma equipe de reportagem o prefeito acrescentou: - Todos têm visto o esforço, apesar da crise, que fazemos para dar dignidade as pessoas da nossa cidade e os que nos visitam. São casas, remédios, comida, atendimento médico, escola de qualidade com até dois professores em sala de aula, um para portadores de deficiência e outro na forma usual, merenda com acompanhamento de nutricionistas, a construção do novo Mercado Público que na verdade será um shopping, a finalização do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que em breve será entregue a população e mais um equipamento se soma a tudo isso que é a Estação de Manguinhos, disse o prefeito.

-Só temos que agradecer a Superintendência na pessoa do senhor Lucélio Cartaxo por atender a demanda de nosso povo. Esta estação será muito importante para o nosso Município, reiterou o prefeito, estendendo o seu agradecimento ao Presidente da CBTU, Elionaldo Magalhães que em seu discurso destacou que trazia para a cidade um abraço do Ministro das Cidades do Governo Federal. O evento foi animado pelo grupo Mucambo de Capoeira do Professor Júlio “Mola”, que é também instrutor do programa PETI – Cabedelo e, houve participação do grupo de forró Chiado na Chinela também do Município que faz um autentico forró pé de serra.

Dentre as autoridades estavam o vereadores Lucas Santino, Jonas Pequeno, Fábio Oliveira, Ricardo Félix e Benival Severo, o Delegado Carlos Timóteo, representando no ato, o Governador José Maranhão por delegação do Secretário de Segurança, Gustavo Gominho e a população do Jardim Manguinhos que compareceu em massa ao evento.

Pequeno histórico: A ESTAÇÃO: A primeira estação do Cabedelo foi inaugurada em 1889 pela Conde D'Eu Railway Company Limited. O trecho da Capital, então chamada de Paraíba, ao porto de Cabedelo foi bastante controverso, pois alguns não queriam a instalação da estação ali, pois isso impossibilitaria o maior tráfego no porto do Capim, na Capital.

Mas, com a criação do porto de Cabedelo em 1886, sendo este maior que o do Capim, houve a tendência de um maior escoamento dos produtos paraibanos para o novo porto. Devido à disputa entre o Capim e Cabedelo, houve uma maior demora em concluir a ligação Paraíba-Cabedelo, numa extensão de apenas 18 km. Atualmente, existe um único trecho de tráfego de passageiros no Estado, ligando a região metropolitana de João Pessoa ao porto de Cabedelo.

A estação atende os trens metropolitanos da Paraíba como ponto final. É uma das poucas estações do ramal que ainda mantém o estilo do tempo em que atendia a trens de longo percurso (Foto, não é, entretanto, a estação original de 1889).

Matéria: Marcos Matias com redação
Fonte CBTU
Foto: Joelson Cavalcanti