domingo, 19 de abril de 2009

CABEDELO COMEMORA 50 ANOS DE FUNDAÇÃO E PRESTAÇÃO JURISDICIONAL

A comarca de Cabedelo, considerada uma das principais da Paraíba, comemorou 50 anos de fundação. Para registrar a data, a direção do Fórum “Desembargador Júlio Aurélio Coutinho”, em parceria com o Tribunal Justiça, reuniu todos os magistrados, promotores, servidores, defensores públicos e auxiliares que trabalham na comarca, para participarem de uma missa solene. A celebração aconteceu no Auditório do Tribunal do Júri, na manhã desta sexta-feira (17). Ainda dentro da programação do jubileu de ouro foi servido um café da manhã e descerrada placa alusiva ao meio século de prestação jurisdicional.


Conforme dados da Distribuição de Cabedelo, cerca de 15 mil processos tramitam nas quatro varas judiciais e no Juizado Especial Cível e Criminal, que funcionam na comarca. Ao lado de João Pessoa, Campina Grande, Santa Ria e Bayeux, Cabedelo completa o grupo das cinco comarcas de terceira entrância no Estado.

Representando o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, o desembargador Genésio Gomes Pereira Filho ressaltou a importância de Cabedelo no cenário jurídico da Paraíba. “Para mim é uma grande honra e satisfação participar das homenagens em minha terra natal. Quando tinha 15 anos de idade e trabalhava como auxiliar do Cartório Dornelas, assisti a inauguração desta comarca, que serve de exemplo para todo o Estado”, disse Genésio Gomes, ao descerrar a placa comemorativa do jubileu de ouro, juntamente com o representante do governador José Maranhão, o secretário estadual Roosevelt Vita.

O diretor do fórum e titular do Juizado Especial Cível e Criminal, juiz Paulo Roberto Régis de Oliveira Lima, ressaltou que, pela movimentação processual, Cabedelo já merece uma quinta vara. “Atualmente, temos mais de 15 mil processos. Nossa comarca cresce a cada dia. Temos bairros populosos, como Intermares e Renascer, que geram muitas causas judiciais. O município precisa de mais uma vara, para o bom atendimento à população”, afirmou o magistrado.

Deste mesmo pensamento comunga o desembargador aposentado Júlio Aurélio Moreira Coutinho, homenageado com o nome do fórum. Depois de fazer um breve histórico da comarca e prestar homenagens a primeira juíza de Cabedelo, Helena Alves de Souza, Júlio Aurélio também fez um apelo para a criação de nova vara.

Autoridades: Ainda estiveram presentes à solenidade os juízes Salvador de Oliveira Vasconcelos (1ª Vara); João Machado de Souza Júnior (2ª Vara); Andreia Gonçalves Lopes Lins (substituta da 3ª Vara) e Tereza Cristina de Lira Pereira Veloso (4ª Vara); como também os promotores de Justiça, Valério Bronzeado e Aluízio Bezerra; o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Antônio Silveira Neto; e o secretário-geral do Tribunal de Justiça, Robson Cananéa.

FONTE: www.soltandooverbo.com.br

Nenhum comentário: